Nascimentos

Como é feito?

O registro de nascimento de um indivíduo é feito no cartório Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais (RCPN), da circunscrição de nascimento do “recém-nascido” ou de residência dos pais.


 Desde 01/12/2015, ao se fazer o registro de nascimento da criança, o número de CPF é emitido, que será o mesmo utilizado durante toda vida.


Os pais podem fazer o registro da criança ainda na, sem precisar se deslocar até o cartório e, dessa forma, já sair do hospital com a certidão em mãos.


Documentos Necessários


  • “Declaração de Nascido Vivo” (DNV), fornecida aos pais dos recém-nascidos pelas maternidades e hospitais onde ocorreu o nascimento;
  • Cédula de identidade (RG) da(s) pessoa(s) e/ou responsáveis que comparecer(em) no cartório de registro civil;
  • Certidão de casamento dos pais.
Prazos

  • 15 dias do nascimento, se for o pai quem fizer o registro;
  • 60 dias do nascimento, se a mãe estiver junto no momento do registro.

Custos

A Lei 10.215/2001 estabelece gratuidade mesmo para os registros feitos depois do vencimento do prazo de 15 dias, respeitando a Lei 9.534/1997, que instituiu a gratuidade do Registro de Nascimento.


Nascimento Ocorrido em Domicílio


Se o parto ocorrer em casa, devem comparecer ao ato de registro civil duas testemunhas com idade igual ou superior a 18 anos e que tenham conhecimento do nascimento ocorrido, juntamente com documentos pessoais em mãos.

 

As pessoas que podem declarar o nascimento são:


  • o pai ou a mãe;
  • o parente mais próximo, sendo maior;
  • o médico ou a parteira que tenha assistido ao parto;
  • pessoa idônea, que tiver assistido ao parto, se este não ocorreu na residência da mãe;
  • o indivíduo encarregado da guarda do registrando
Quando o pai e a mãe são menores de 16 anos

Caso a mãe seja menor de 16 anos, esta deverá comparecer acompanhada de seus pais ou representante legal para realizar o registro de nascimento. E, se o pai for menor de 16 anos, a declaração de nascimento só poderá ser efetivada com autorização judicial.


Alteração do nome do registrando


Qualquer alteração no nome só poderá ser feita através de uma autorização judicial. 

 

Registro de maiores de 12 anos


O pedido de registro de maiores de 12 anos é encaminhado primeiro ao Oficial de Registro da circunscrição da residência do interessado, e depois para o Juízo Corregedor Permanente.


Usamos cookies para garantir a você uma melhor experiência. Se continuar navegando, supomos que você aceita esta prática.